top of page

A graça de Deus


O que é Graça de Deus?

Graça é um favor ou uma benevolência que não merecemos, ou seja, um “favor imerecido”. Isso quer dizer que a graça de Deus é algo que recebemos d’Ele sem que tivéssemos o direito de receber.


A Bíblia ensina que recebemos a salvação pela graça mediante a fé. Essa graça que salva normalmente é chamada de graça salvadora.

Nenhuma palavra é capaz de transmitir de forma completa o que de fato significa a graça, o significado de graça só pode ser compreendido adequadamente à luz da obra de Cristo.


A justiça é devida, a graça é simplesmente dada espontaneamente. Isso quer dizer que a graça não é uma retribuição justa por algo realizado.


Muita gente questiona a existência do sofrimento no mundo, ou o fato de nem todas as pessoas serem salvas. Algumas vezes essas pessoas ficam inclinadas a duvidar do caráter de Deus. O erro está justamente em não compreender o que é graça. Essas pessoas pensam que Deus deve algo ao homem.


Mas a verdade é que Deus não está numa posição em que Ele seja obrigado a agir de forma favorável à humanidade. Se Ele derrama o seu favor sobre o homem, isso é graça, não dívida. O que de fato o homem merece receber de Deus é a sua justiça.


Porém, sabemos que a justiça recompensa o inocente e castiga o culpado. A Bíblia diz que não há um único homem justo, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3). Então diante de Deus todos os homens são transgressores que merecem receber o peso da justiça divina.


A graça de Deus não anula a sua justiça. O fato de Deus agir graciosamente para conosco não significa que sua justiça fica insatisfeita. Para entendermos isso precisamos olhar para como a graça de Deus é revelada em Cristo.


Soberanamente Deus resolveu agir de forma favorável para aqueles que mereciam o castigo. Ele resolveu declarar inocentes aqueles que mereciam ser condenados. Mas Ele não fez isso apenas ignorando o erro dessas pessoas, pois se fosse assim Ele não seria justo.


Então nesse ponto encontramos Cristo nos mostrando o que de fato é a graça de Deus. O que aconteceu foi que o erro dessas pessoas culpadas foi punido na pessoa de Cristo; a dívida dessas pessoas alienadas foi colocada na conta de Cristo e quitada integralmente por Ele. Nesse sentido, a obra expiatória de Cristo é a maior expressão da graça de Deus.


Todo aquele que crê foi redimido por Cristo. Você já tomou a decisão de entregar a sua vida a Cristo e ser redimido por Ele? Redenção diz respeito a um pagamento. Ser redimido significa basicamente ser comprado. Nos tempos antigos esse termo às vezes era empregado para se referir à libertação de um escravo mediante um pagamento oferecido por um redentor.


Essa era justamente a nossa situação. Éramos escravos do pecado e não tínhamos como pagar a nossa dívida. Então quando Cristo veio ao mundo para resgatar pecadores miseráveis que mereciam o inferno, a palavra graça assumiu o seu significado mais pleno.


Dessa forma, a salvação é um dom de Deus para nós, e sendo um dom, ela não vem em resposta às nossas boas obras ou em recompensa aos nossos méritos.

A cruz era a coisa mais humilhante que podia existir para um ser humano na face da Terra. Era símbolo de maldição, da maior humilhação que uma pessoa poderia sofrer. Nela, estavam os maiores pecadores e criminosos, que recebiam como pena de morte a crucificação.


O Livro do Deuteronômio diz: “Maldito seja aquele que for pregado no madeiro”. Jesus, Nosso Senhor e Salvador, morreu na cruz. Ele é o inocente que morre pelos pecadores, o justo que morre pelos injustos, o bendito que morre para tirar toda a maldição da Terra.


Vamos orar?


Jesus, eu entrego a minha vida a ti, escreva o meu nome no livro da vida, agradeço o seu amor incondicional e sua graça, a morte me deu a salvação, mesmo pecador o Senhor me libertou do império das trevas, maldições e impurezas.

Obrigado pela sua ressurreição e pelo Espírito Santo. O Senhor vive em mim. Glória a Deus e Aleluia!

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page