Comer bem implica em qualidade de vida, bem-estar, saúde, disposição e elevação da autoestima.
Não é à toa que muito se tem falado sobre a importância da alimentação saudável no dia a dia e diz respeito a uma série de hábitos que determinam a escolha do que colocamos em nosso prato.
Os macronutrientes são "grandes" categorias de nutrientes e devem constituir a maior parte da dieta. São compostos por proteínas, carboidratos e gorduras. Os micronutrientes, por outro lado, são aqueles que o nosso corpo precisa em pequenas quantidades, como as vitaminas e os minerais (zinco, ferro, cálcio).
Uma alimentação equilibrada diminui consideravelmente os riscos de infarto, diabetes, hipertensão, problemas neurológicos, entre outras doenças.
Os benefícios também são direcionados à saúde mental.
A alimentação saudável pode evitar quadros de estresse, ansiedade, insônia e depressão. Mas, é fundamental saber o que incluir no cardápio e manter o corpo e a mente sempre longe de riscos.
Os índices mundiais de obesidade e doenças relacionadas ao sobrepeso crescem a cada ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros é obeso e mais da metade da população das capitais está com sobrepeso.
Conhecimento e tomada de consciência são passos fundamentais para mudança de comportamento, esta é uma decisão pessoal, o médico, nutricionista e pessoas da família podem te alertar e até te amedrontar, mas se nós realmente não mudarmos o nosso pensamento e agir conforme, não haverá mudanças!
Para mais informações:
Comentarios