top of page

As pessoas estão cansadas


Dormem e continuam cansadas.


Uma pesquisa recente do Ibope afirma que 98% dos brasileiros se dizem cansados e 61%, exaustos.


O cansaço é uma resposta natural do organismo ao estresse do dia a dia. O excesso de tarefas e os desafios do mundo moderno podem deixar qualquer um cansado, mas essa fadiga tende a ser pontual e melhora depois do descanso.


O sedentarismo e o mau preparo físico são as causas mais comuns de cansaço na população. Quanto menos atividade física um indivíduo faz, mas facilmente surge a sensação de cansaço.


O Cansaço Crônico, também conhecido como Síndrome da Fadiga Crônica (SFC) tem como principal sintoma a fadiga intensa a qualquer atividade física ou mental, e persistir mesmo com a realização de repouso.


Cansaço, irritação, desânimo, exaustão, fadiga, alterações de humor, insônia, tensão muscular e falta de energia são alguns dos sintomas da síndrome de Burnout, doença relacionada ao esgotamento físico e mental em decorrência do trabalho, resultante de situações desgastantes, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.


Entretanto, nem todo cansaço indica apenas um mau condicionamento cardiopulmonar ou excesso de trabalho ou estresse. Existem dezenas de doenças que podem se manifestar como um quadro de cansaço crônico.


Algumas dicas para ajudar a minimizar o cansaço:

  • A atividade física moderada – corrida ou caminhada por 30 minutos ao dia, cinco vezes por semana – dá fôlego, levanta o astral e aplaca o estresse. Ao suar a camisa, busque, se possível, se exercitar às vezes em um parque ou uma praça. Um estudo escocês revela que o ar puro reduz a ansiedade.

  • Priorize um quarto escuro e sem ruídos. A luz das telas do celular, tablet ou notebook inibem a produção da melatonina, o hormônio do sono. Outra coisa interessante: Segundo pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), uma soneca de 15 a 20 minutos durante o dia melhora a concentração e o aprendizado. Renova a energia mental.

  • Há indícios de que uma dieta rica em ômega-3 dos pescados ajuda a combater o cansaço e o desânimo. Desidratação também derruba a vitalidade então beba mais água!

  • Um estudo da Universidade Princeton (EUA) aponta que o ambiente desorganizado eleva o estresse. Minimizar a bagunça torna o ambiente mais revitalizante.

E um conselho pessoal:


"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.” Mateus 11: 28. Ore, busque a Deus conte tudo para Ele, aquilo que está difícil e você não está conseguindo resolver, Ele é bom e sempre nos ajuda. Eu creio!

Estas são apenas algumas ações que podem minimizar os efeitos mas se o problema persistir o acompanhamento médico é primordial para detectar as causas e agir de forma a solucionar o problema físico e mental.


Algumas Referências

https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/estrategias-para-evitar-o-cansaco





bottom of page