top of page

Autoconhecimento para perseverar!


Você já parou para se autoconhecer?

Se prepare para um texto cheio de reflexões poderosas! Vá fundo!

O autoconhecimento nos permite saber quais as nossas próprias características, traços de personalidade e comportamentos, nos ajuda na avaliação de como isso colabora ou atrapalha em permanecermos em nossos propósitos e conseguir atingir aos nossos objetivos.


Não podemos aceitar a síndrome da “Gabriela”: “eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim…”Ou “ Deixa a vida me levar…” NÃO, somos seres em evolução e todo dia podemos aprender, o conhecimento transforma os seres humanos e nós podemos transformar outras pessoas e o ambiente que vivemos.

Vamos analisar um dos traços de nossa personalidade: A perseverança, vou usar em 1° pessoa do plural, porque tudo isso é para mim também.

O resultado não veio de forma imediata? Sejamos sinceros, nos conhecemos e sabemos que isto é motivo para procrastinar ou desistir.

As pessoas perseverantes admitem e reconhecem os seus erros.

Em outras palavras, elas são sinceras consigo mesmas e não veem necessidade de mascarar seus sentimentos ou a realidade com pretextos.

Podemos praticar a sinceridade conosco ao questionar-nos sobre os nossos sentimentos com frequência, não deixemos as dificuldades ou problemas nos fazer desistir.


Algumas dicas para nos ajudar:

Se alimentar de algo que nos leva para frente, ouvir palavras de motivação, ler a Bíblia, há inúmeras palavras de superação, músicas que nos animem, repetir afirmações positivas, (eu fiz um áudio com tudo o que eu preciso ouvir e ouço todos os dias) quem sabe melhor do que precisamos, senão nós mesmos?


Assistir pregações, vídeo de pessoas inspiradoras, ler um bom livro, biografias de pessoas de sucesso, testemunhos do impossível alcançado pelo poder de Deus, isso aumenta a nossa fé, se imaginar onde você quer estar, (faço isso todos os dias) se abra com uma pessoa que tem a capacidade de te ouvir.


Celebre cada vitória!

Lembre-se sempre a aonde quer chegar, seja feliz em todos os processos.

Aproveitar somente na chegada, é se perder no caminho. Curta toda a jornada!


Cresça um pouquinho todos os dias, ao estabelecer metas, sempre leve em consideração o seu modo de vida e os seus recursos disponíveis no momento. Assim, você conseguirá crescer em direção ao topo, onde o seu objetivo se encontra.


Se o medo de errar, de ser ridicularizado(a) ou de ouvir críticas nos fez desistir, isso é viver no futuro.


Se o medo de encontrar a mesma situação que aconteceu há um tempo ou de ouvir um comentário desagradável é porque estamos esperando o passado se repetir.


Vivamos o presente, somente neste tempo temos controle e podemos decidir o que faremos dele e assim com boas escolhas construiremos um futuro maravilhoso, porque colhemos o que plantamos.


Não permita que nada nos desanime, erramos, voltamos e façamos de novo, de novo…


Não se puna, pelo contrário, a cada passo em direção ao alvo, se premie com algo especial, uma massagem relaxante, uma roupa nova, um jantar especial. Vamos cuidar do nosso emocional.


Pensamentos positivos é como uma alavanca, enquanto os negativos nos afundam, vamos conviver com pessoas up! Nós somos a média das pessoas que convivemos.


Há pessoas que “precisamos” conviver que são negativas, então vamos “jogar o jogo do contente do livro Pollyana”? que basicamente é procurar algo positivo no meio da negatividade, mas não nos deixar contaminar com o lado ruim das coisas.

Sejamos uma fonte de otimismo e esperança, a palavra de Deus nos incentiva:


…nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu. Romanos 5:3-5

Deus nos abençoe.


Nena Fonseca




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page