top of page

Bom humor faz bem para o corpo e para a mente

Atualizado: 19 de nov. de 2022


Você convive com pessoas que possuem mau humor?


Diversos estudos demonstram que as angústias do indivíduo mal-humorado liberam hormônios como a adrenalina, o que causa palpitação, arritmia cardíaca, dor de cabeça e dificuldades na digestão. O mau humor só consegue atrair coisas negativas para a vida das pessoas, por isso, tente manter-se ligado ao bom humor.


Uma pessoa mal-humorada vive triste, estressada e angustiada, é um problema para si e para os outros que se relacionam com ela.

Agora perceba a diferença: As pessoas bem-humoradas são mais comunicativas e saudáveis.

Pense, em seus momentos com bom humor, como você se sente? Não é muito melhor?


A gente fica mais leve, com a sensação de que tudo está bem, seu relacionamento com as pessoas é o melhor possível e o sorriso está sempre em seu rosto. O que você não imagina é que o bom humor faz bem tanto para os nossos relacionamentos interpessoais quanto para a nossa saúde.


A palavra do Senhor diz: O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate. Provérbios 15:13


Já foi comprovado que o bom humor faz muito bem para a nossa saúde, por exemplo:

  • Pressão arterial pode diminuir;

  • Colesterol bom também conhecido como HDL pode aumentar;

  • O sistema imunológico fica fortalecido;

  • Os músculos ficam mais relaxados o que diminui sua tensão e dores musculares;

  • O bom humor reduz a ansiedade e o estresse, diminuindo também os sintomas da depressão.

Uma pessoa bem-humorada produz mais endorfina e por isso consegue sofrer bem menos que a maioria das pessoas que vivem estressadas. A endorfina é o hormônio capaz de fazer com que as pessoas relaxem, ele controla a pressão sanguínea, melhora o sono e o desempenho sexual.


Uma pesquisa realizada por psicólogos da Universidade Luterana de Halle-Wittenberg, na Alemanha, e publicada no Journal of Research in Personality, chegou à conclusão que para se ter um relacionamento de sucesso o segredo está no bom humor. Segundo eles, casais que aceitam ser “zoados” pelo parceiro e têm mais facilidade para rirem de si mesmos são mais felizes no dia a dia.


Mas, e quando o mau-humor não pode ser previsto e simplesmente algo acontece deixando as pessoas de mau humor?


Bom, muitas coisas podem acontecer, como aconteceu comigo de eu perder muitos arquivos importantes do meu HD por um erro meu, estou administrando estas perdas ainda... É comum que esses acontecimentos tirem o bom humor das pessoas. Dívidas, problemas no trabalho, nos relacionamentos, são incontáveis situações que podem tirar a nossa tranquilidade.


Às vezes não conseguimos resolver os problemas e dificuldades que passamos, e nos cobramos de forma feroz, isso nos deixa de mal humor!


Precisamos ter autocompaixão, que é uma forma de se enxergar com amor e gentileza, e tratar a si como você trataria a pessoa mais importante da sua vida!


Os desafios sempre vão existir e cabe a nós decidir como levar isso a diante, se é com bom humor e com pensamentos positivos ou se é com mau-humor e negatividade. A nossa vida é feita de escolhas!


Algumas atividades podem nos trazer bom humor como dançar, coloque um clip na sua televisão, eu coloco umas coreografias engraçadas, faço atividade física e sorrio de mim mesma. Vou colocar o link abaixo para você conhecer e experimentar.


Brinque com um animal de estimação, eles nos deixam mais alegres e extrovertidos, nos fazem companhia... Mas este é assunto para outro post.

Desejo bom humor para nós!

Nena Fonseca


bottom of page