top of page

Como conquistar uma boa saúde mental



A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções. Ter saúde mental é: Estar bem consigo mesmo e com os outros.

O primeiro passo para manter a saúde mental é compreender como você reage a determinados estímulos. Geralmente, a sensação de angústia, medo e dificuldade de concentração, por exemplo, pode estar associada ao estilo de vida.

Excesso de trabalho, pouco tempo para descansar, problemas familiares e mais uma série de gatilhos podem desencadear algumas dificuldades. Para entender a real causa do seu mal-estar, tente identificar o que pode estar causando.

Querer manter o controle de todas as situações o tempo todo, pode trazer efeitos negativos para sua saúde mental. Lembre-se de que temos limites e muitas coisas não dependem apenas da nossa força de vontade. Por exemplo: caso você não consiga cumprir a meta de atividades do dia, não se cobre. O fato de querer acertar já é um bom começo, não permita que os defeitos estejam mais em evidência do que as qualidades.

Qual foi a última vez que você tirou um tempo para cuidar única e exclusivamente de você?

Se a resposta para essa pergunta está difícil de ser encontrada, isso significa que é preciso dar uma pausa na rotina e cuidar do seu bem-estar.

Permita-se ler um livro, escutar uma playlist agradável ou, simplesmente, não fazer nada. Sabe aquele seu hobby que ficou para segundo plano? Encaixe ele no seu dia a dia. O foco aqui é em fazer coisas que deem prazer.

Os exercícios físicos são grandes aliados de quem quer aprender como manter a saúde mental. Eles auxiliam na liberação endorfina, substância que é popularmente conhecida como hormônio do prazer. A prática regular de atividade física ajuda no combate à depressão. Além disso, ela estimula a circulação, melhora a saúde do coração, fortalece os músculos, melhora o sono e eleva a autoestima.

A democratização da internet facilita muito nossa vida. No entanto, junto com ela, somos surpreendidos com uma avalanche de informações que, se não forem filtradas, podem comprometer nossa saúde mental. Tome cuidado com a toxicidade das redes sociais. Evite entrar em discussões que podem gerar raiva, ganância, autodepreciação e insegurança. Foque no que é realmente importante e interaja com pessoas e conteúdo que ofereçam algo positivo para você.

Para ter um boa noite de sono, crie uma espécie de ritual, por exemplo: comece tomando um banho relaxante, tome um chá quente, leia e medite. Evite distrações com celular e televisão pelo menos uma hora antes de dormir, o ritual é seu, escolha o que te agradar mais.

Uma das maneiras de manter a saúde mental é socializando com pessoas que você gosta. Reserve um espaço em sua agenda para happy hours, jantar romântico ou um café da tarde para fortalecer os laços de afeto. Isso vai ajudar na criação de boas lembranças e evitará que você se sinta só ou desamparado.

A automedicação pode trazer uma série de riscos, tanto para sua saúde mental quanto para a física. Lembre-se de que os remédios, por mais inofensivos que possam parecer, podem gerar efeitos indesejados.

Alimentar-se corretamente, não só traz benefícios para a saúde física, como também favorece a saúde mental.

Evite ficar muitas horas sem se alimentar e não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia.

Procure ajuda profissional

Caso você não consiga lidar com as tarefas do dia a dia e esteja sentindo angústia, dificuldade para dormir, tristeza profunda que não passa, irritabilidade, entre outros sintomas, procure um profissional da saúde mental. Lembre-se: isso não vai te tornar fraco ou incapaz.

Gostou deste post? Compartilhe, se inscreva no blog, aqui você vai encontrar assuntos de grande relevância para nossa vida.

Nena Fonseca

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page