top of page

Conheça tudo de si -Seu corpo, manias, defeitos, qualidades, inseguranças, medos, valores...




O tema desta semana é: hábitos de sucesso, são 07 pontos que iremos analisar, o primeiro deles é Conhecer a si.


Este foi o primeiro tema do ano, como é um hábito de sucesso que fará toda a diferença em nossa vida, vamos retomar este assunto mais uma vez neste post, sei que existem inúmeras receitas de sucesso que dão certo para uns, mas não servem para outros, por quê? Porque somos diferentes!


Se você sabe quem você é, é muito mais provável que consiga definir o que funciona melhor para você, não é mesmo? Hoje estou em uma fase da minha vida diferente de alguns anos atrás, o que funcionava antes, não é o mesmo agora, todas estas questões devem ser levadas em consideração.


As nossas particularidades nos permitem desenvolver gostos, habilidades de comunicação, escrita, pintura, cálculos e tantas outras competências únicas. Por isso, ter uma noção real sobre si é o nosso primeiro hábito de pessoas bem-sucedidas.


O autoconhecimento é uma das principais bandeiras levantadas pelas pessoas de sucesso. Muitas delas, todos os dias, dedicam uma parte do seu tempo para se conhecer melhor, entender seus pontos fortes e suas fraquezas, tudo para evoluir em diferentes aspectos.


Mas como se conhecer melhor? Muitas pessoas travam, quando tem que falar ou escrever sobre si, somos pessoas complexas que surpreendem até a nós mesmos diante de algumas situações. Se sentir dificuldades em se autoconhecer há excelentes psicólogos que podem te ajudar, aqui eu vou elencar alguns aspectos que podem nos esclarecer: Veja!


Sono


É um dos hábitos de pessoas bem-sucedidas conhecer seus padrões de atividade e cansaço. Desse modo, conseguem saber quantas horas precisam dormir para repor as suas energias e se sentirem dispostas e produtivas no dia seguinte.


Isso, certamente, não é uma ciência exata, já que cada pessoa tende a ter as suas próprias necessidades em relação ao sono, o que pode exigir mais ou menos tempo de descanso. De modo em geral, ao descansar de maneira correta, você será muito mais produtivo quando estiver acordado, então dormir o suficiente é inegociável para acordar bem no dia seguinte. Alguns precisam de 8 ou 9 horas, enquanto outros, de 5 ou 6. Varia bastante.


Alimentação


Saber como manter nosso organismo em equilíbrio também é muito importante. Qual é o combustível de que nosso corpo precisa? Uma dieta balanceada faz a diferença na sua produtividade.


Isso, porque a alimentação é um fator que interfere diretamente na qualidade de vida, além de ser determinante para uma maior disposição física e mental. Com certeza, pessoas de sucesso levam esse ponto muito a sério. Há vários posts sobre a alimentação no blog. Confira!


Atividade física


Os exercícios feitos com regularidade também são fundamentais para que você consiga manter seu corpo saudável e produtivo. Além de impactar o bem-estar, a atividade física é um forte elemento motivacional, que nos ajuda a estabelecer rotinas, superar limites e melhorar a autoestima.


A prática regular de esporte é fundamental, seja corrida, caminhada, idas à academia, natação, ioga — o fundamental é fazer aquilo de que se gosta.


Autenticidade


Ninguém conseguirá se tornar bem-sucedido apenas seguindo um passo a passo de outra pessoa. É preciso aplicar os passos à sua própria maneira, de acordo com seu jeito de enxergar o mundo.


É importante ter mentores que o inspirem e o motivem quando necessário, mas, se você não for você mesmo, autêntico e único, nunca conseguirá chegar lá. Assim, aplique os ensinamentos dos seus mentores com a sua própria percepção, seu próprio modo de enxergar as coisas.


Perfeição é mito


Erros vão acontecer. Por isso, não deixe que o medo de errar supere sua vontade de crescer. Os fracassos são uma excelente fonte de aprendizado. Se algo não correr como o esperado, você corrige ao longo do caminho.


Você é o fator mais importante para o sucesso — e o único que, potencialmente, está sob seu controle! E independentemente de qualquer adversidade, não desista. A diferença entre quem prospera e quem não prospera é a persistência.


Refletir


Como tomar decisões e agir de maneira eficiente?

A vida é uma sequência de decisões, em que as boas podem contribuir para a caminhada, e as ruins podem atrasar tudo. Por essa razão, o hábito de refletir bastante antes de tomar decisões é muito importante, colocar na balança os prós e contras, analisar se está de acordo com seus valores, se possui todas as condições necessárias para arcar com esta decisão, é um risco que pode correr? Tudo isso e muito mais deve ser analisado.


"É importante perceber que todos precisamos de momentos de leveza. Os sonhos fluem melhor quando estamos relaxados. Ser flexível para atingir os objetivos pode ser o melhor caminho."


Nena Fonseca

bottom of page