Devocional do final de semana 12 e 13 de abril de 2025
- nenadafonseca
- 11 de abr.
- 3 min de leitura

12 de abril
A cruz e o sofrimento de Cristo
Versículo do dia:
“E, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens.”
Filipenses 2:6-7
Orientações para a vida:
O sofrimento de Cristo na cruz é o maior exemplo de humildade e entrega. Jesus, sendo Deus, escolheu sofrer e morrer para nos salvar. Ele não veio para ser servido, mas para servir, e esse serviço culminou no maior ato de amor que a humanidade já conheceu. Jesus sofreu por nós, tomando sobre Si nossas dores, nossos pecados e nossa separação de Deus.
Ao refletir sobre o sofrimento de Cristo, somos desafiados a viver com uma nova perspectiva sobre o sofrimento em nossas próprias vidas. Jesus não prometeu que viveríamos sem dificuldades, mas nos ensinou que até mesmo o sofrimento pode ser uma oportunidade de refletir Sua glória e crescer espiritualmente. A cruz nos lembra que Deus entende o nosso sofrimento e caminha conosco em cada momento difícil.

Reflexão para análise pessoal
Como tenho lidado com o sofrimento em minha vida?
Percebo que, através do sofrimento, posso crescer espiritualmente e refletir o caráter de Cristo?
Preciso me perguntar: estou vivendo em obediência a Deus, mesmo nos momentos de dor?
Como posso encontrar significado no sofrimento, sabendo que Jesus também sofreu por mim?
Vamos orar?
Senhor Jesus, agradecemos por Teu sofrimento na cruz. Sabemos que Tu entendeste nossa dor e Te entregaste por amor a nós. Quando passamos por dificuldades, ajuda-nos a olhar para Ti e encontrar força para continuar. Que, através do nosso sofrimento, possamos crescer em fé e refletir o Teu amor. Em nome de Jesus, amém.
***
13 de abril
A cruz e a justiça de Deus
Versículo do dia:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Romanos 6:23
Orientações para a vida:
A cruz é o lugar onde a justiça de Deus e Sua misericórdia se encontram. Deus é justo, e o pecado exige uma punição. Mas, ao mesmo tempo, Deus é misericordioso, e não queria que nos separássemos d’Ele para sempre.
Na cruz, Jesus pagou o preço pelo pecado, satisfazendo a exigência da justiça divina, e ao mesmo tempo, oferecendo-nos a graça que não merecíamos. Jesus tomou sobre Si a nossa culpa para que pudéssemos receber a vida eterna como um dom gratuito.
A cruz é o ponto de convergência entre a justiça e a graça de Deus. Não podemos entender plenamente a cruz sem compreender essa realidade: o pecado exige pagamento, e Deus, em Sua justiça, providenciou uma maneira de satisfazer essa exigência.
Ele não ignorou o pecado, mas o tratou de maneira justa, permitindo que Jesus morresse em nosso lugar. Ao mesmo tempo, Ele estendeu Sua misericórdia, oferecendo-nos perdão e vida eterna.

Reflexão para análise pessoal
Tenho valorizado a justiça de Deus em minha vida?
Como tenho vivido à luz da graça que Cristo conquistou para mim?
Preciso me perguntar: estou vivendo de maneira que honre o sacrifício de Cristo, sabendo que Ele pagou o preço pela minha liberdade?
Vamos orar?
Pai querido, agradecemos por Tua justiça que foi satisfeita na cruz. Somos gratos pela graça que recebemos, um dom gratuito, que nos dá a vida eterna. Ajuda-nos a viver de maneira que honre o sacrifício de Teu Filho e que reconheça o custo da nossa salvação. Em nome de Jesus, amém.


Comments