top of page

Empatia com aqueles que sofrem


Algumas atitudes que demonstram empatia:

  • Deixe seus problemas de lado um pouco e escute o outro, tem pessoas que só sabem falar de si e não conseguem parar para ouvir, espere ela terminar de contar o que a aflige e só depois a conforte sem minimizar a situação pela qual a pessoa está passando.

  • Mantenha-se alerta para não rotular ou julgar os outros e busque compreender os sentimentos que a incomodam. Às vezes você entende, que tudo são consequências de péssimas escolhas feitas, mas não é o nosso papel jogar isso na cara dela.

  • Nossa vida é muito ocupada, às vezes não temos tempo de dar a atenção devida, ou ouvir a pessoa que chega até nós, mesmo assim devemos ser gentis, e depois arrumar um tempinho para ouvi-la em breve. Nunca demonstrar tédio ou falta de paciência. Há casos que uma palavra amiga, livrou alguém de cometer um suicídio.

  • A linguagem corporal é universal, um olhar, um toque, o segurar as mãos, estas demonstrações de afeto, estes gestos são capazes de confortar pessoas que estão passando por um mau momento.

  • Fale de Jesus para a pessoa que está sofrendo, só dela ouvir que Jesus a ama incondicionalmente, independente de seus erros e defeitos e que morreu para redimir os nossos pecados e nos garantir a vida eterna, já é um grande motivo para ter esperança.

bottom of page