top of page

Estudo bíblico : Amor de Deus


Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 1 João 4:8.

Para se referir ao amor de Deus, os escritores do Novo Testamento geralmente utilizam o termo grego ágape. Esse termo indica um tipo de amor tão profundo que cuida, zela, corrige e não se baseia em pré-condições. Isso significa que não há nada que possamos fazer para aumentar ou diminuir o amor de Deus para conosco, porque a fonte desse amor está no próprio Deus e não em nós.


A Bíblia fala do amor de Deus para com todos os homens, indicando sua preocupação com as suas criaturas. Isso indica a bondade que o Criador sente para com suas criaturas.


Sob esse aspecto, Ele ama os povos, guarda os peregrinos e ampara os órfãos e as viúvas Deuteronômio 10:18


Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. Salmos 86:15


Esse cuidado de Deus é comum a todas as pessoas. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus 5:45 b


O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias estão sobre todas as suas obras. Salmos 145:9


No entanto, a Bíblia também enfatiza que Cristo é a manifestação especial e particular do amor de Deus.

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16


Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8

Todavia, é preciso entender que o sacrifício de Cristo no Calvário não é a causa do amor de Deus para conosco. Na verdade, a cruz de Cristo é o efeito desse amor.


Lembre-se que a maior prova do amor de Deus para conosco é o fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda estávamos sepultados em nossos pecados.


Deus não passou a amar os redimidos quando Cristo foi crucificado, ao contrário, Ele ama o seu povo desde a eternidade. Dessa forma a obra redentora de Cristo revela esse profundo e eterno amor, leia com atenção o texto a seguir:


Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado. Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.


E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.

Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.


Quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa,

que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória. Efésios 1: 4-14.


Também é importante entender que o amor de Deus, como parte essencial do seu ser, não deve ser visto como sendo superior aos seus outros atributos. Ele não é mais amor do que justiça, por exemplo.

Algumas pessoas enfatizam apenas o amor de Deus e acabam diminuindo sua santidade, sua justiça, sua santa ira, sua soberania etc. O resultado disso é uma visão distorcida que de forma alguma representa o verdadeiro Deus conforme revelado nas Escrituras.


Vamos orar?


Pai, eu entrego a minha vida para o Senhor, agradeço pelo seu imenso amor e misericórdia, por nos dar Jesus para redimir de nossos pecados pelo seu sangue derramado na cruz. Obrigada pela salvação, por sua infinita graça e bondade. Perdoe os meus pecados, escreva meu nome no livro da vida, em nome de Jesus. Amém


Nena Fonseca

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page