top of page

Estudo sobre o Espírito Santo 1° parte


A melhor forma de entendermos o que é o Espírito Santo é investigando com detalhes o que a Bíblia diz sobre ele.


Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. João 14:14-17


A primeira afirmação de Jesus a respeito do Espírito é que ele rogaria e o Pai enviaria outro Consolador.

Dou essa ênfase na palavra “outro” porque ela é de suma importância para entendermos.

Quando Jesus diz que o Pai enviaria “outro, Jesus está colocando o Espírito Santo no mesmo patamar que Ele próprio.

Podemos aprender que:

. Isso comprova a divindade do Espírito Santo. Se Jesus é Deus e está afirmando que o Espírito está no mesmo patamar, logo, Ele também é Deus.

Isso nos ensina que o Espírito tem conosco hoje o mesmo papel que Jesus tinha com os seus apóstolos

Jesus era o líder, amigo, conselheiro, pastor, advogado, consolador etc. tudo isso é também função do Espírito Santo em nossas vidas.

Apenas o Espírito Santo é capaz de remover o véu que está no coração dos homens, impedindo que compreendam a verdade sobre Deus Pai e Cristo Jesus.


Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:16-18 Além de nos ensinar, o Espírito nos lembra de tudo o que Cristo nos prometeu.

Ele nos traz o consolo, a lembrança das verdadeiras palavras do Senhor e a convicção que são verdadeiras.

Ele traz à nossa memória o que nos dá esperança . Lamentações 3:21


Cristo é nosso advogado perante o Pai (1Jo 2.1). Se pecarmos, podemos nos arrepender e descansar sabendo que Cristo nos justifica perante o Senhor. Jesus intercede por nós.


O Espírito é também nosso advogado, porém de uma forma um pouco diferente. O Espírito Santo de Deus intercede em nós.


Ele nos assiste (auxilia) em nossa fraqueza. Não sabemos orar como convém, porém sabemos que o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis (que não pode ser expressado em palavras).

E é segundo a vontade de Deus Pai que Ele intercede por nós. (Rm 8.26-27)


Além disso, Jesus nos promete que quando sua Igreja fosse perseguida e colocada diante de reis e governadores, seríamos testemunhas a seu respeito.

E não precisaríamos nos preocupar com o que dizer porque “o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós” (Mt 10.16-20).

Quando estava na Terra, Jesus falava por seus Apóstolos, hoje o Espírito fala por nós.



Não fique aí parado desanimado(a), o Espírito Santo está de braços abertos te esperando, basta você chamá-lo. Quer uma ajudinha? Eu oro com você.


Espírito Santo, eu reconheço que és Deus e faz parte da Trindade Santa, venha morar em mim, ser meu advogado, amigo e consolador, transforma toda a minha vida, nunca mais estarei sozinho(a). Obrigada, agradeço em nome de Jesus, amém.



Agora você está cheio do Espírito Santo, transbordando amor!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page