top of page

O medo é para quem não conhece o seu poder!


Não temas significa “não tenha medo”, “não fique atemorizado”.


Quando Deus fez uma aliança com Abraão, o patriarca escutou: “Não temas Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (Gênesis 15:1). Mais tarde, Deus também falou a Isaque: “Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo” (Gênesis 26:24).


Jacó, o neto de Abraão e filho de Isaque, também foi aconselhado por Deus a não temer (Gênesis 46:3). Na sequência da história de Israel, repetidas vezes o povo da aliança ouviu de Deus: “Não temas” (Deuteronômio 1:21; 3:2; 31:6-8; Juízes 6:23; 2 Reis 1:15:).


Inclusive, quando Josué foi comissionado por Deus para liderar a tomada da Terra Prometida, o Senhor lhe disse: “[..] Não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Josué 1:9; cf. 8:1; 11:6;).


Aqueles que creem na Palavra de Deus sabem que não é qualquer pessoa quem lhes diz: “Não temas, porque eu sou contigo”; mas é o próprio Deus Todo Poderoso e Onipotente que governa soberanamente todas as coisas. Por isso essas palavras fazem todo sentido, e podemos entender que podemos nos apropriar delas pela fé.


Este conhecimento da Palavra de Deus, nos traz a segurança para nos apropriar da coragem, contrário ao medo. Diga eu sou corajosa(o) em Cristo Jesus!


No Novo Testamento encontramos uma expressão equivalente nos lábios do Senhor Jesus. Em seu discurso final antes de ser preso e crucificado, Jesus declarou: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33).


O autoconhecimento é valioso, e a palavra de Deus nos ajuda a nos conhecer melhor e tomar posse pela fé de valores importantes para nós.


Vamos orar?


Senhor recebo esta palavra: Não devo temer; ao contrário, devo ter bom ânimo. O motivo para isso é a vitória de Cristo sobre o mundo. É essa vitória que garante a eficácia da promessa “Não temas, porque eu sou contigo”. Eu creio e tomo posse em Nome de Jesus. Amém

Nena Fonseca

bottom of page