top of page

O que fazer quando pensamos em desistir


A vontade de desistir pode surgir mais rapidamente para uns do que outros.


O hábito de desistir quando se tem uma dificuldade é às vezes formado desde a infância, quando os pais não incentivaram o filho a prosseguir. Um exemplo: A professora conversa com os pais e fala que o filho desiste com facilidade, deixa as tarefas incompletas e os pais não incentivam os filhos a completar os seus deveres, às vezes estas crianças aprendem esse comportamento com os pais, o exemplo é um ótimo professor tanto para os bons ou maus comportamentos. Mesmo sem ciência as atitudes dos pais moldam a personalidade dos filhos.


Outra razão para a desistência frequente é a incapacidade de lidar com as emoções que despertam da falta de experiência ou conhecimento.

Agora reavaliar os seus objetivos é muito importante, se perceber que o tempo que está investindo nesta aprendizagem não vai garantir o resultado esperado, para o projeto que quero desenvolver, terceirizar e mudar os planos é muito positivo.


Muitas pessoas ficam em um relacionamento fracassado, sem respeito e dignidade por não querer desistir. É hora de avaliar o que está te prendendo. É dependência emocional? Financeira? Neste caso desistir de um relacionamento tóxico e buscar a felicidade é ser perseverante, é não desistir de ser feliz, mesmo que você precise mudar o caminho.


Está em um emprego medíocre que não valoriza a sua capacidade, não proporciona o ganho que merece? Buscar algo melhor para a sua carreira profissional é perseverar em crescer sempre!


Recomeçar um projeto do zero, trancar uma graduação ou mudar de curso costumam ser interpretados como desistências. Mas, na verdade, todos os esforços realizados para encontrar a felicidade são válidos. Saber quando “desistir” e modificar o trajeto para encontrar o bem-estar de uma forma diferente também são características das pessoas perseverantes.


Muitas vezes não entendemos quando estamos passando por experiências ruins, mas depois vamos entender que tudo que passamos nos levou a aprendermos lições valiosas para o nosso crescimento pessoal. Na hora, essas situações podem parecer extenuantes, mas, depois, você conseguirá olhar para trás e pontuar exatamente quais elementos o ajudaram a ser a pessoa que é hoje.


Desistir por se sentir incapaz de concluir algo gera arrependimento quando olhamos para trás e percebemos que desistimos antes da hora, ou que tínhamos capacidade para persistir e não aproveitamos a experiência pode levar à depressão. Você pode pensar que é mais fraca ou menos competente que os demais, além de dificilmente sentir a satisfação de ver um grande feito concluído.

Nena Fonseca

bottom of page