top of page

O que você vê quando se olha no espelho?


Vamos analisar estas duas questões:

1ª) O discurso da beleza real e o slogan de “ame a si mesmo acima de tudo, do jeito que você é.”


2ª) Nunca se fez tanta cirurgia plástica na história ao mesmo tempo no Brasil.


São duas questões contraditórias.


O que está acontecendo com os jovens de hoje, que não conseguem ficar sem usar filtro toda vez que abre a Câmera do smartphone?


Nos últimos 10 anos houve um aumento de 141% no número de procedimentos estéticos entre jovens de 13 a 18 anos segundo a sociedade Brasileira de cirurgias plásticas.


Os discursos de como você não precisa disso ou você é lindo ou linda desse jeito parecem superficiais demais. Não estão convencendo ninguém por quê?


Há muito mais coisas debaixo deste iceberg!


Toxinas, laser, harmonização, preenchimento, lipo, microagulhamento, criopólise, radiofrequência, bio estimulador, estética dental, estética íntima,

implantes de cabelo ou silicone ou enxerto de gordura redução aumento ou remodelagem de partes do corpo e do rosto, um pouco de botox ou muito botox, medicamentos, suplementos, anabolizantes a lista não para!


A sensação que cresce é a de que há algo muito errado com o ser humano, o universo da beleza hoje dita o que é mais interessante, diverso e acessível para ser mais bonito, mais bonita!


E estas definições de beleza seguem profundamente conectadas com dinâmicas de poder e exclusão da nossa sociedade.


Não podemos fechar os olhos para esta realidade, a hashtag beleza no TIK TOK é uma das que mais tem visualizações.


Neste contexto testemunhar tantas alterações e intervenções no outro nos convocam a fazer o mesmo com a gente.


Beleza é um assunto que precisamos encarar não de forma superficial, precisamos levar em conta questões culturais e psicológicas.


Vamos analisar sobre o nosso rosto e corpo.


Há muitos conceitos do que é belo e estético, vamos ver alguns:

Estética: o que se percebe e se sente. O que agrada um pode não agradar o outro. “Que tem facilidade de sentir ou de compreender”; “o que pode ser compreendido pelos sentidos”; Ou seja, estética tem a ver com as sensações e percepções de cada um.

Aristóteles, em Metafísica, afirma que: “As principais formas de beleza são a ordem e a simetria.”


A definição subjetiva da beleza de Platão, em O Banquete é determinada pela experiência de prazer suscitada pelas coisas belas.


Então eu acredito que a beleza está nos olhos de quem vê, para um é belo, para outro é feio. O principal é a pessoa se perceber como bela e valorizar a si e ao próprio corpo.


O rosto representou vários papéis ao longo da história, das culturas e nos ajuda muito a identificar alguns sinais e valores de cada época.


O rosto é lido pelo outro e de alguma forma é percebida pela nossa psique, o rosto também tem adquirido nos últimos tempos esse lugar de cartão de visitas, de primeira impressão.


As redes sociais têm influenciado muito com posts e filtros sobre simetria facial ou tipo: como as pessoas enxergam o seu rosto?


Sugestionar para vários tratamentos estéticos e intervenções que estão ligadas a deixar esse rosto mais perfeito, ideal e digno de ser praticamente uma publicidade de nós.


Uma receita de beleza infalível: Em Provérbios 15: 13 diz: O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.


Como vemos ou sentimos o nosso corpo tem muito a ver com a nossa imagem mental, muitas pessoas se veem de uma forma adversa da realidade, exemplo as anoréxicas que possuem uma imagem de gorda, mas são muito magras, pessoas que não aceitam os anos de vida e querem se vestir como uma eterna jovenzinha, eu sei que cada um tem o direito de se vestir da maneira que mais se agradar, não é sobre isso, e sim de uma imagem mental distorcida que a pessoa tem de si mesmo.


A palavra de Deus confirma isso em Provérbios 23:7 “assim como você pensa em sua alma, assim você é.”


Da mesma forma, a nossa imagem pessoal funciona como as doenças psicossomáticas, são explicadas cientificamente, e são causadas por problemas como depressão, ansiedade, estresse e problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física como: Enxaqueca, síndrome do intestino irritado, alergias alimentares, respiratórias e/ou de pele, gastrite, impotência sexual e infertilidade.


O corpo guarda as marcas do traumático, por exemplo se ao sofrer bullying na escola e te chamaram de narigudo, quatro olhos, orelha de abano ou baleia, balofo... inconscientemente a impressão negativa do outro pode te levar a ter uma imagem mental de si distorcida.


Isso gera quadros de transtorno dismórfico corporal, é uma condição psicológica que se caracteriza pela preocupação, sem controle, com a aparência. Seus portadores dão importância exagerada a defeitos pequenos que, apesar de imperceptíveis para outras pessoas, assumem uma dimensão enorme aos seus olhos.


Causam um sofrimento grande, ansiedade, comportamentos destrutivos baseados numa noção muito problemática da autoimagem, são tentativas desajustadas do sujeito de tentar adequar a percepção e a formação da imagem do eu, com o que ele supõem que o outro está enxergando.


A atual situação é que vivemos numa exposição muito grande, todo mundo clica em suas câmeras a todo momento, sem filtro, sem pose, sem percebermos, estamos sendo expostos, não adianta ficar escondido, recluso, temos que encarar este espelho, e hoje este espelho tem caixa de comentários.


Então vamos agradecer por nosso rosto, por nosso corpo, vamos cuidar muito bem dele, porque somos templos do Espírito Santo de Deus, cada cultura tem uma forma, cada época tem um estilo, mas nós temos a nossa essência que é atemporal!


Não perca o próximo post! A beleza é fundamental e está dentro de nós e nos olhos de quem vê.

Nena Fonseca




bottom of page