top of page

O veneno da murmuração



O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.


Na nossa vida não é diferente, o nosso caminhar no dia a dia não é fácil, a lista de débitos é maior do que os créditos muitas vezes, doenças, problemas de relacionamentos, vícios, pecados não deixados... Uma lista imensa!


Teremos provações, inimigos no meio da caminhada. Mas é importante mantermos a serenidade da alma, a fé e a confiança em Deus. Não nos esquecermos de que Deus está sempre nos libertando, nos conduzindo pela mão, mesmo em meio as duras provações.


Um dos grandes males da nossa vida é reclamar por tudo, e quanto mais reclamamos, mais azeda e amarga torna-se a nossa vida.

Do mesmo modo aconteceu com o povo de Deus no deserto de tanto reclamar e murmurar vieram serpentes venenosas que mordiam, picavam aquele povo e muita gente morreu em Israel.


O veneno vem da murmuração, vem da reclamação e vai nos enfraquecendo, vai tirando a vida de Deus em nós. Precisamos nos prevenir e não deixar que esse veneno cresça em nós, que essa erva daninha que é maligna esteja conduzindo os nossos pensamentos e os nossos sentimentos.


Não tenhamos saudade das iguarias do Egito (Nm 11:5). Por mais dura que esteja a nossa vida, Deus está conosco, é preferível enfrentar as durezas e o deserto da vida, do que nos afastar do Senhor para seguir as ilusões que parecem ser melhores.


Eu conheço um antídoto para o veneno da murmuração, é um coração grato, a Palavra de Deus diz em Salmos 136:1 Deem graças ao Senhor, porque Ele é bom. O seu amor dura para sempre!


A gratidão nunca entra sozinha na nossa vida, elas traz consigo, alegria, paz, harmonia, mansidão e muitas outras virtudes e bênçãos.

A nossa oração de hoje:

Deus nos conduza e nos purifique de toda amargura e murmuração que cresça em nosso coração a gratidão. Em nome de Jesus. Amém

Deus abençoe você!

Nena Fonseca

bottom of page