top of page

Os sonhos segundo a Bíblia



Com esta explicação acima, percebemos que se trata de um assunto sério, e por isso devemos sempre pedir que o Espírito Santo nos mostre a verdade para que não ofendamos a Deus chamando de profecia aquilo que é produto da nossa imaginação.


Uma dica, no entanto, é sempre pedir que Deus nos envie o Espírito Santo e os seus anjos para nos ajudarem a interpretar nossos sonhos, se forem realmente proféticos, como quando Daniel precisou da ajuda de um anjo para entender o que significava uma terrível visão que teve pela noite (Daniel, 7).


Sonhos que prefiguram


Alguns sonhos são prefigurações de importantes acontecimentos e até mesmo de pessoas essenciais nos eventos salvíficos da humanidade. Exemplo disso foi o sonho de Jacó com uma escada que ia da terra até o céu, e pela qual os anjos subiam e desciam (cf. Gênesis 28,10-19).


Ora, sabemos que essa escada é a prefiguração do próprio Jesus, único mediador entre nós e o Pai. É por Jesus que fomos reconciliados com o Pai e todos temos acesso ao céu. É também por meio d’Ele que recebemos todas as graças que pedimos ao Pai em seu nome.


Sonhos que alertam


Em muitos sonhos, Deus pode alertar sobre algo, como quando apareceu a Labão, o Arameu e o mandou evitar dizer algo a Jacó (Gênesis 31,24).


Também os Magos do Oriente, que vieram de muito longe para visitar o Menino Jesus e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, foram avisados em sonhos que não deveriam retornar a Herodes, mas deviam retornar para suas casas por outro caminho (Mateus 2,12).


Imediatamente logo após isso, José foi alertado em sonhos para que fugisse, pois seu filho adotivo estava em perigo:

Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar (Mateus 2,13 e 2,22).


Outro caso curioso foi o da mulher de Pilatos, que logo tratou de alertar seu marido sobre o sonho que tivera com Jesus, pedindo que não o fizesse mal algum:

Enquanto estava sentado no tribunal, sua mulher lhe mandou dizer: “Nada faças a esse justo. Fui hoje atormentada por um sonho que lhe diz respeito” (Mateus 27,19).


Sonhos que indicam e encorajam


Deus pode indicar algo a ser feito pelos sonhos, como quando orientou que Jacó saísse de onde estava e fosse para longe de Labão (Gênesis 31,11-13) ou como quando Paulo foi avisado em sonhos para se dirigir a Macedônia (Atos dos Apóstolos 16,9).


Em outros momentos, Deus concede a graça que outra pessoa intérprete as indicações divinas, como o companheiro do homem que relatava um sonho enquanto Gideão chegava no acampamento inimigo. Ouvindo a interpretação que saía da boca do inimigo, ele se sentiu encorajado para atacar os medianitas e com apenas trezentos homens vencer um exército gigantesco (Juízes 7,13-15).


O próprio José também precisou ser encorajado a tomar uma decisão importante, principalmente em um momento que nem o raciocínio humano dava conta de sossegar a sua alma.

Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo (Mateus 1,20).


Sonhos que são derramamentos de graças


Um exemplo desse tipo de sonho é o do Rei Salomão, que depois de ter ofertado mil holocaustos, foi visitado por Deus. Naquela noite, o Senhor lhe avisou que concederia qualquer coisa que ele pedisse (1Reis 3,1-15). O rei, no entanto, pediu apenas que Deus lhe desse sabedoria para conduzir seu povo e sabemos que a partir de então Salomão se tornou o rei mais sábio de todos os tempos, sendo visitado e consultado por muitos que o admiravam, inclusive pela rainha de Sabá.


Para reflexão:


Um sonho pode vir de Deus se está de acordo com a Bíblia. A maioria dos sonhos que temos quando dormimos é só fruto da imaginação e da memória. No entanto, às vezes Deus usa um sonho para falar conosco, os sonhos inspirados por Deus são em vista do projeto de salvação que Ele tem para nós.

Por outro lado, o diabo também pode usar sonhos para nos influenciar, por isso é preciso ter muito cuidado. Geralmente, os sonhos continuam sendo sempre coisas naturais, mas nada impede que eles possam ser visitados pela graça do Espírito Santo conforme a necessidade e a medida para nossa conversão (Atos dos apóstolos 2,17).


Cabe a cada um pedir o discernimento e o entendimento daquilo que é voz de Deus, voz humana ou voz do mundo.


Mas isso não pode ser feito sem oração diária e constante leitura bíblica, que são ferramentas essenciais para qualquer discernimento.


Vou deixar algumas dicas de devocional diário e o link da biblia on line se quiser ler as passagens contidas neste estudo:

Vamos orar?

Senhor nosso Deus e Salvador, nós acreditamos que o Senhor se revela a nós através de nossos sonhos, então pedimos que nos leve a sonhar os Seus sonhos, nos capacite a viver os sonhos que o Senhor tem para nós que é uma vida de abundância, alegria, amor e paz. Te agradeço por tudo em nome de Jesus. Amém



bottom of page