top of page

Perseverança para vencer - Estudo Bíblico


Há uma história que diz que temos dois lobos dentro de nós, um lobo mal e um lobo bom, eles vivem em constante guerra, um quer sempre vencer o outro.


Sabe qual lobo vencerá? Aquele que for mais alimentado.


Viver uma vida cristã de acordo com a vontade de Deus, seguir os padrões de santidade que a Bíblia nos ensina, não é fácil, há uma luta constante entre nossa carne e nosso espírito, a carne quer desfrutar, descansar, gastar, se esbaldar com tudo o que lhe dá prazer, o nosso espírito tem uma ligação com o Espírito Santo de Deus, então nesta guerra entre o corpo e o espírito, para vivermos em santidade, devemos alimentar o nosso espírito e deixar o nosso corpo morrer, como é isso? É dizer não ao nosso corpo a tudo que nos leva ao pecado.


Mas, se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. Romanos 8:10


O que perseverança nos proporciona:

1) Ter fé


A fé e a perseverança andam de mãos dadas. A fé verdadeira, que salva, nos dá perseverança para continuar a crer em Jesus sem desistir. A vida cristã tem dificuldades e nossa fé muitas vezes é desafiada. Por isso, precisamos de perseverança.


2) Ser firmes mesmo diante das dificuldades


Na parábola do semeador, a semente que cai no solo pedregoso representa a pessoa sem perseverança. De início, recebe o evangelho com alegria, mas não tem raízes. Logo, quando sua fé lhe causa alguma dificuldade, essa pessoa desiste do evangelho e volta à velha vida. Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria. Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona. Mateus 13:20-21


Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma. Tiago 1:2-4.


3) Crescer mesmo passando por provações


Muitas pessoas perdem tempo na vida, poderiam estar em uma situação financeira, emocional, profissional e espiritual muito melhor se não tivessem desistido, ou se perdido no meio do caminho, então quando percebem o mal que fizeram a si, decidem recomeçar.


É como se estivessem correndo uma maratona e se perdesse no caminho, mas a regra é que não poderia buscar atalhos, teria que voltar para a linha de partida.


Recomeçar é muito melhor do que desistir e ficar paralisado, porém o tempo não volta atrás, valeu por ter adquirido aprendizagem e maturidade.


Somente quem não desiste da fé em Jesus recebe a recompensa que Deus tem preparado para nós. É também a perseverança que nos impede de sermos destruídos pelas dificuldades.


A perseverança cresce à medida que enfrentamos dificuldades. Ninguém gosta de passar por tempos difíceis, mas Deus permite o sofrimento para nos ajudar a crescer. Somente aprendemos a perseverar quando nossa fé é provada.


4) Cheio de esperança e caráter aprovado por Deus


Nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Romanos 5:3-5.


5) Alcançaremos a coroa da vitória


Em tudo que fazemos, não podemos nos esquecer de nosso alvo: a vida eterna com Jesus. Todos os sofrimentos e as dificuldades dessa vida não se comparam com a glória futura que nos aguarda!


Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Coríntios 4:16-18


Temos boas razões para perseverar e temos a ajuda de Deus para conseguirmos.


Portanto, se queremos ter mais perseverança, precisamos aprofundar o nosso relacionamento com Jesus assim:

  • Orando em todo tempo

  • Lendo a Bíblia regularmente

  • Reunindo com outros cristãos

  • Louvando a Deus

  • Refletindo na palavra de Deus no cotidiano

Vamos orar?

Senhor nosso Deus e Pai, nos fortaleça para que possamos ser mais perseverantes e consigamos alcançar os nossos objetivos profissionais, espirituais, emocionais e tudo que estamos buscando segundo a Sua vontade, te agradeço por tudo em nome de Jesus. Amém.


bottom of page