top of page

Positividade não tóxica

Atualizado: 18 de jan.




E aí tudo bem?


Não?


Parece que a positividade se transformou em sinônimo de alienação.


É de bom tom ser otimista ou será que a gente está reprimindo o otimismo? Por outro lado, tem muita gente que também vem se entregando a um pessimismo defensivo.


A positividade tóxica é um conceito que tomou conta da pauta na cultura de massa nos últimos tempos só para ter uma ideia a busca no Google por esse termo cresceu 760% no ano passado, mas o que será que descrevem sobre positivismo tóxico?


A positividade tóxica, ou felicidade tóxica, é um termo irônico que critica o discurso excessivamente otimista observado na atualidade, muito presente nas Mídias Sociais, explica que é uma abordagem disfuncional do gerenciamento emocional. Ela intensifica o lado positivo suprimindo os aspectos negativos correlacionados. É fruto da dificuldade de lidar com emoções negativas.


É praticamente não ser autorizado a pensar e refletir sobre seus problemas e do mundo, não reconhecer e não falar a respeito dos seus sentimentos negativos. Precisa a todo o custo, o tempo todo encontrar o lado bom das coisas.


Eu acredito, que podemos ser felizes em meio a crise, podemos ter esperança e fé de que o Senhor está cuidando de todas as coisas.


Podemos falar sim, de nossos problemas para pessoas que podem nos ajudar, não colocá-los nas redes sociais, devemos falar principalmente para Deus, mas não podemos desesperar, precisamos acreditar que tudo irá se resolver.

Crer em um Deus todo poderoso que é pessoal, Ele ouve e fala conosco, confiar que Ele irá nos ajudar é ser negacionista? Então você poderá me considerar, uma negacionista!


Felicidade é um conceito muito subjetivo, mas todo mundo sabe e sente quando está feliz, não é?


Esse sentimento está muito mais vinculado a sua postura e maneira de levar a vida do que a fatores externos. Isso quer dizer que, mesmo em momentos difíceis, de crise, a sua atitude pode ser decisiva para a sua felicidade.


Você deve estar pensando que falar é fácil, não é mesmo? Não, nem um pouco! Mas algumas atitudes para se ter no dia a dia e criar o hábito de ser feliz.


"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33


Ter ânimo! Uma pessoa animada, não fica lamuriando, reclamando, ela é disposta, ativa e positiva! Não tem como querer ser feliz pensando negativamente o tempo todo. Mesmo sendo mais difícil se manter positivo em momentos de crise, creia em Deus, não desanime!


Períodos de crise podem prejudicar sua produtividade e empenho nos seus projetos, sejam eles no trabalho ou pessoais. Quem tenta fazer demais acaba conseguindo realizar pouco. É melhor se concentrar em algo e não tentar fazer tudo ao mesmo tempo.


É claro que a sua vida não é perfeita. A de ninguém é, e está tudo bem. Você pode viver muitas situações de que não gosta e pessoas que te desapontam, por exemplo. Não estou pedindo para fechar os olhos para os sofrimentos que sentimos, mas ressignificar, buscar consolo e acreditar que vamos superar!


É importante olhar para as coisas boas que a vida nos oferece como momentos pequenos, estar vivendo algumas experiências e até mesmo como algumas situações desagradáveis, que nos fazem crescer, somos a soma de tudo o que vivemos e de todas as nossas aprendizagens.


Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39


Momentos difíceis fazem parte da vida. Ser feliz em um momento de crise é possível. A felicidade pode vir de dentro de você. Que tal começar a encarar a vida de maneira diferente?


E eu pedirei ao Pai que vos envie outro Consolador e este nunca vos abandonará. Ele é o Espírito Santo, o Espírito que conduz a toda a verdade. O mundo não o pode receber, porque não o procura nem o reconhece. Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo. Não, não vos abandonarei nem vos deixarei órfãos; antes virei até vós. João 14-16 – 18


“O mundo não o pode receber, porque não o procura nem o reconhece”, essa é a chave para a mudança na vida das pessoas, receber e conhecer o Espírito Santo na vida delas.

“Mas vocês, sim, pois ele vive convosco e estará mesmo no vosso íntimo.”

Você quer ter o Espírito Santo vivendo dentro de si, te conduzindo a verdade, te consolando nos momentos difíceis? E você ter a certeza de que tudo ficará bem?


Assim são as pessoas que pensam positivo, confiam no Senhor de todo coração e de todo entendimento.


Vamos orar?

Espírito Santo de Deus, eu coloco a minha vida em Suas mãos, eu declaro que quero confiar em ti todos os dias da minha vida, e mesmo passando por provações eu vou confiar que tudo está sob o Seu controle, porque sua palavra, que é verdade diz: Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Eu sou positiva no Senhor, em nome de Jesus. Amém



bottom of page