top of page

Quarta chave para o Sucesso: Se aperfeiçoar sempre


Para melhorar o nosso desempenho é necessário separar um tempo do dia para aprender mais, investir em conhecimento e desenvolvimento pessoal, a partir de cursos, graduações e eventos enriquecedores.


Algumas fontes para buscarmos crescimento: livros de ficção, poesia, história, blogs como este que tem um conteúdo voltado ao desenvolvimento pessoal, conteúdos técnicos específico da sua área de conhecimento, notícias, artigos do mercado… tudo que seja capaz de agregar algum valor — seja humano, seja profissional. Além disso, ter em mente:


  • Quais são nossas qualidades e pontos forte?

  • Quais são nossas fragilidades e pontos fracos?

Estes são aspectos internos que precisam ser analisados.


  • Quais as oportunidades que precisamos aproveitar? Tecnologias, estratégias, uma ajuda financeira, um investimento...

  • Ameaças ou obstáculos que podem atrapalhar o meu desempenho.

Estes são fatores externos que muitas vezes independem de nós.


Existe uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria. Os livros e leitura em geral nos darão bastante conhecimento, mas a sabedoria nós conseguiremos aplicando o que lemos e o que aprendemos de nossas interações diárias, com pessoas mais experientes, o Senhor nos dá sabedoria, basta crermos e pedirmos. Ele tem prazer em nos abençoar.


Aquilo que gostamos, nos interessa será um ponto a nosso favor para buscar crescimento pessoal, assim novas ideias e soluções serão geradas. As pessoas, são fontes inesgotáveis de conhecimento, exemplos de vida.


Nunca conseguiremos atingir nossos objetivos sozinhos. Nos relacionar, principalmente com indivíduos mais experientes e que tenham algo a ensinar e a agregar para a nossa vida é muito produtivo. Por isso, fazer networking é extremamente importante e os bem-sucedidos sabem fazê-lo muito bem.


A vida é uma sequência de decisões, em que as boas podem contribuir para a caminhada, e as ruins podem atrasar tudo. Por essa razão, termos o hábito de refletir bastante antes de tomar decisões é uma atitude valiosa.

Nena Fonseca




bottom of page