top of page

Um coração saudável


Um coração bem-disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22


A Bíblia nos dá uma percepção fantástica da fonte de nossa saúde. Uma certa umidade é encontrada na medula ou no centro dos ossos. É onde o sistema imunológico e as células sanguíneas são fortalecidas. Nossa vida está no sangue, e nosso sangue é fortalecido pela medula em nossos ossos. Se os ossos secarem a própria fonte de vida ficará comprometida e isso é confirmado novamente em provérbios no trecho de 14:29 e 30


“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez. O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.


A bíblia contrasta paciência com um temperamento explosivo, e paz com inveja. Paciência dá entendimento, enquanto um temperamento explosivo é evidência de uma tolice. Um coração sereno da vida ao corpo enquanto inveja e desgosto corrompem ou apodrecem até os ossos.


Não é impressionante que algumas formas de câncer são tratadas com transplante de medula óssea? A saúde de nossa medula óssea é tão crucial! Os ossos são suporte estrutural de nosso corpo eles são a estrutura pelo qual ficamos em pé e sem a qual caímos.


A bíblia confirma que há uma relação real e sempre presente entre o coração espiritual e a saúde. Não estou sugerindo que aqueles que estão doentes têm um problema espiritual subjacente. Nós vivemos em um mundo caído, crivado pela maldição de moléstias e enfermidades. O que estou dizendo é que amargura, falta de perdão raiva não resolvida e outros problemas do coração afetam diretamente o sistema imunológico.


Em seu livro Mac Anger your Ally (Faça da raiva sua aliada) Neil Clark Warren relatou que ressentimento é o sentimento mais frequentemente relacionado a doenças punitivas, e frustração é o segundo. O autor lista uma amostragem dessas doenças comuns, provocadas por raiva não resolvida: dores de cabeça, problemas estomacais, resfriados, colite e hipertensão.


Outros estudos incluíram mazelas abrangendo tipo de artrite, várias doenças respiratórias, distúrbios na pele, problemas no pescoço e nas costas e até câncer. A bíblia há séculos declara que o homem, só agora, está descobrindo ser verdade. Provérbios 3:5 - 8 é uma riqueza de sabedoria a respeito de como devemos viver:


Confie no senhor de todo seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento, reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos, tema o Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.


Temos uma promessa aqui: se vivermos de acordo com o plano de saúde divino, Deus diz que trará saúde para o nosso corpo e vigor para nossos ossos.


Vamos orar?

Senhor, tu conectaste meu coração a minha vida de saúde de propósito. Por favor ajude-me a viver com um espírito saudável, a fim de poder evitar consequências físicas desnecessárias. Ajude-me a manter tanto o corpo quanto a alma revigorada pela sua sabedoria. Em nome de Jesus. Amém


Eu sou forte quando mantenho um coração alegre e saudável.


Fonte: Lisa Bevere – Forte - Devocionais para uma vida poderosa e apaixonada


Explicação científica


A importância da medula óssea para o sistema imunológico e a produção de células sanguíneas.

1. Medula Óssea: A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, como o fêmur e a bacia. Existem dois tipos principais de medula óssea: a medula óssea vermelha e a medula óssea amarela.

2. Sistema Imunológico: A medula óssea desempenha um papel crucial na produção de células do sistema imunológico, como os glóbulos brancos (leucócitos). Estas células desempenham um papel fundamental na defesa do corpo contra infecções e outras doenças.

3. Células Sanguíneas: Além das células do sistema imunológico, a medula óssea é responsável pela produção de todas as células do sangue, incluindo os glóbulos vermelhos (eritrócitos) que transportam oxigênio, os glóbulos brancos que combatem infecções e as plaquetas que ajudam na coagulação do sangue.

4. Importância do Sangue: O sangue é responsável por transportar oxigênio, nutrientes e outros componentes essenciais para todas as células do corpo. Também remove produtos residuais e dióxido de carbono dos tecidos.

5. Desidratação dos Ossos: É importante manter o corpo bem hidratado para garantir o funcionamento adequado de todos os sistemas, incluindo a produção de células sanguíneas na medula óssea.

Em resumo, a medula óssea é um componente vital do corpo humano, desempenhando um papel essencial na produção de células sanguíneas e no suporte ao sistema imunológico. É importante cuidar da saúde em geral para garantir o funcionamento adequado da medula óssea e, portanto, do sistema imunológico e da produção de células sanguíneas.

Bình luận

Đã xếp hạng 0/5 sao.
Chưa có xếp hạng

Thêm điểm xếp hạng
bottom of page