top of page

Você conhece a si mesmo?



O autoconhecimento é fundamental no alcance do equilíbrio. Conhecer a própria personalidade, o que nos motiva e o que nos desanima, ajuda-nos a lidar com todos os aspectos da vida e na evolução pessoal.


Muitas vezes, por falta do autoconhecimento, as pessoas se tornam desmotivadas, se mantêm em relações tóxicas e acabam realizando atividades que não gostam.


Se conhecer tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que foram feitas a si própria, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.


  • O que te torna forte e o que te enfraquece?

  • Qual é sua história?

  • Quais são seus valores? Não negocie sobre os seus valores.

  • O que te motiva? e outras mais...

Perceber essas pequenas coisas ajudam a fazer com que influências externas não lhe afetem tanto, já que você se torna capaz de tomar decisões mais conscientes. Se você sabe quem você é não vai se importar se dizem inverdades a seu respeito!


Ao começar a responder algumas dessas questões, você também começa a ligar os pontos da sua identidade, algo que terá consequências positivas em diversas áreas da sua vida. Afinal, quantas vezes você já não se pegou pensando “por que disse isso ou aquilo?” ou “como posso saber se aqui é o lugar certo para mim?”. Ao entender melhor como pensa e sente, você consegue enxergar tudo com mais clareza, é fundamental no alcance do equilíbrio.


Conhecer a própria personalidade, o que nos motiva e o que nos desanima, ajuda-nos a lidar com todos os aspectos da vida e na evolução pessoal.


Se você se interessou pelo assunto, estude, procure um profissional, conheço um podcast no Spotify: Psicologia na Prática que nos dá muitas dicas interessantes. Busque seu autoconhecimento!

Nena Fonseca



bottom of page