top of page

24 de maio dia do café, mais do que uma bebida, momento de conexão


A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café, e tem como ideia unir o mundo em celebração à bebida, que é a segunda mais consumida globalmente, perdendo apenas para a água, segundo a entidade.


Tradicional na mesa dos brasileiros para começar bem o dia, o café pode trazer vários benefícios, devido ao composto principal dele, que é a cafeína. Aumenta o estado de alerta, melhora a concentração, dá energia, o cafezinho também pode ser um bom aliado para aqueles que praticam atividade física.


Estar a mesa para tomar um café é um hábito muito comum no Brasil e em vários países, ao receber visitas em casa, o bom cafezinho está presente, em uma mesa de negócios e de amigos, o café é o mais escolhido, claro que muitos preferem chás, chocolates e outras bebidas, mas o café tem o seu lugar de destaque.


A vida moderna é repleta de desafios, e um dos maiores deles é administrar o tempo para que possamos passar momentos com quem amamos. Com longas jornadas de trabalho e cansaço acumulado, acabamos nos privando do calor de nossos entes queridos. O hábito de sentar-se à mesa com a família, por exemplo, foi praticamente abolido na maioria dos lares.


A hora da refeição é um momento de dividir nosso tempo e atenção com pessoas que queremos bem. Por isso, a mesa tem um importante papel na convivência familiar, pois representa ainda o compartilhamento de prazeres e emoções. Ao perder o hábito de valorizar esse momento, perdemos também uma oportunidade de fazer a vida valer pena, e lembrar que o diálogo em casa é uma ferramenta para um bom convívio.


Uma experiência pessoal: O café da manhã se tornou um momento importante na minha vida e de meu marido, percebemos que devido aos nossos compromissos e afazeres diários, não tínhamos tempo de qualidade para nos sentar e conversar.


O meu marido sugeriu para eu me levantar um pouco mais cedo e passarmos mais tempo juntos no café da manhã, já que eu trabalho de casa e ele sai cedo, nos primeiros dias foi difícil mudar a minha rotina, mas o resultado foi maravilhoso.


Um café quentinho, momento íntimo, de conversas que só dizem respeito a nós dois, planos, medos, pedido de auxílio, conversas sobre os filhos, sonhos...


Oramos juntos, o dia começa diferente, a conexão foi formada, o dia será mais leve e o café está presente, trazendo uma memória afetiva.


Aproveite o seu dia com uma ótima xícara de café e se conecte com pessoas queridas!


Nena Fonseca



bottom of page