top of page

Beleza- Moda e sustentabilidade


Alguns assuntos tratados no vídeo:


Você sabia que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo? Pois é… Este segmento é responsável por 8% das emissões de gás carbônico na atmosfera, ficando atrás apenas do setor petrolífero.


Além disso, quando falamos no impacto ambiental da indústria da moda se fala muito mais que apenas na extração de matérias-primas, mas também no consumo de energia, água, emissão de carbono e principalmente, o descarte dos resíduos.


Conforme a Fundação Ellen MacArthur, além do carbono emitido no processo de produção, o descarte da indústria, dado o ciclo de vida curto das coleções, é imenso e anualmente em torno de US$ 500 bilhões são perdidos com o descarte de roupas nos aterros.


Para se ter uma ideia, na criação de peças, 25% de tudo que é produzido vira lixo, isso sem falar no seu descarte, onde praticamente nada tem sido reaproveitado. Quando falamos da geração de resíduos, segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), no Brasil a indústria da moda gera 175 mil toneladas de resíduos têxteis por ano.


O impacto negativo do setor da moda não atinge apenas o meio ambiente, sendo profundo na esfera social. Grande parte das empresas terceirizam sua produção e as terceirizadas também “quarteirizam” o trabalho, buscando minimizar os custos de mão de obra, sendo recorrentes casos de empresas utilizando mão de obra análoga a escravidão.


Trazemos aqui o dado do The Global Slavery Index 2018, da Fundação Walk Free, que apontou que a moda é a segunda categoria de exportação que mais explora o trabalho forçado, ficando atrás apenas do setor de tecnologia.


Um fato positivo é que existem marcas emergindo para trabalhar em prol da moda sustentável e da ética, o que poderá levar a uma mudança sistêmica necessária. São exemplos: a Patagônia, Adidas e Renner.


***


Este é um assunto muito amplo, aqui trago apenas uma reflexão:


Você se preocupa se a marca das roupas que você usa é sustentável?

Algumas dicas de requisitos a observar, se a marca e eco-friendly

· Utiliza Reciclagem

· Economia de água e energia elétrica

· Reaproveitamento de materiais

· Utilização de tecidos que não agridem o meio ambiente

· Peças atemporais e de qualidade

· Slow Fashion

· Valoriza a produção local

· Não usa produtos de origem animal


Aqui abaixo eu trago alguns sites que dão mais dicas para nos ajudar a fazer boas escolhas, o vestuário é um dos itens imprescindíveis da beleza, mas é importante ter conhecimento para aderir a marca que é amiga do meio ambiente.


  • https://karincomvoce.com.br/dicas-sustentaveis-praticas/moda-sustentavel/

  • soudealgodao.com.br/blog/sustentabilidade-e-pre-requisito-para-o-mercado-de-moda-nos-proximos-anos-afirma-fundador-da-cotton-move/

  • https://www.fashionbubbles.com/estilo/marcas-nacionais-que-mais-investem-em-moda-sustentavel/

bottom of page