top of page

Milagres de Jesus - 1ª multiplicação de pães e peixes


A 1° multiplicação de pães e peixes

Marcos 6:30-56


E os apóstolos ajuntaram-se a Jesus e contaram-lhe tudo, tanto o que tinham feito como o que tinham ensinado.


E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam, e vinham, e não tinham tempo para comer.


E foram sós num barco para um lugar deserto. E a multidão viu-os partir, e muitos os conheceram, e correram para lá, a pé, de todas as cidades, e ali chegaram primeiro do que eles, e aproximavam-se deles.


E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.


E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele e lhe disseram:

O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado; despede-os, para que vão aos campos e aldeias circunvizinhas e comprem pão para si, porque não têm o que comer.


Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?

E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo eles, disseram: Cinco pães e dois peixes. E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em grupos, sobre a erva verde. E assentaram-se repartidos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta.


E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles.

E repartiu os dois peixes por todos.

E todos comeram e ficaram fartos, e levantaram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. E os que comeram os pães eram quase cinco mil homens.


Algumas lições que podemos aprender neste texto da palavra de Deus:


1° lição


Jesus fez um milagre físico, transformando uma pequena quantidade de pães e peixes em alimento para uma grande multidão. Com isso, Jesus reafirma seu poder sobrenatural e sua condição divina. Se crermos no Senhor de todo o coração, Ele pode realizar o milagre em nossa vida também.


2° lição


Jesus foca no que eles tem e os apóstolos focaram no que não tinham. Perguntaram: Onde arranjaríamos 200 “dinheiros” ou denários em outra tradução, que equivale mais de 6 mil reais nos dias de hoje.


Muitas vezes, temos o mesmo foco dos apóstolos. Focamos muito no que nos falta, nas dívidas, nos problemas, devemos fazer como Jesus que “levantou os olhos ao céu, e abençoou, e partiu os pães”, vamos ser gratos por tudo o que temos, dividir mesmo o pouco que o Senhor nos deu e o Senhor irá multiplicar e abençoar as nossas vidas.


3° lição


Para servir ao Senhor, não precisamos de muito, em suas palavras confirma isso: O Senhor respondeu: Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu Senhor. Mateus 25:23.


Vivemos às vezes com muitas desculpas: Quando eu tiver um salário maior vou começar a ofertar ao Senhor”, “quando eu tiver mais tempo, começarei a estudar mais a Bíblia”, “quando eu tiver mais conhecimento bíblico, passarei a evangelizar mais...”


Ele não depende do nosso muito, pois ele é Poderoso para transformar nosso pouco em muito, assim como Ele fez com os cinco pães e dois peixes.


Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; João 6:9. E este rapaz deu tudo o que tinha.


Aquilo que às vezes pensamos que é pouco, que é pequeno ou desprezível, Deus pode usar, multiplicar e nos fazer prosperar. Vamos seguir estes ensinamentos? Vamos utilizar tudo o que somos e temos, seja o que for, utilize com fé, apresente a Deus e faça o melhor e com excelência.


4° lição


Jesus se importa não somente com o espiritual no homem. Mas o mestre mostra que Ele se importa com todos os aspectos da nossa vida.


Então faça uma oração, conte ao Senhor tudo o que você está passando ou sentindo, Ele irá escutar e segundo Seus propósitos Ele realizará aquilo que precisamos.


Para refletir:


Não fique triste se o que você pedir não se realizar em um passe de mágica, o Senhor pode realizar desta forma também se Ele quiser, mas Ele é detentor de toda sabedoria, às vezes o momento não é o certo, Ele trabalha em nossas vidas para estarmos preparados para receber o nosso milagre.


Se você gostou deste estudo, compartilhe com os seus contatos e ajude a semear palavras de vida eterna, eu creio que o Senhor irá te abençoar. Jesus te ama!

Nena Fonseca

bottom of page