top of page

O que é essencial para a nossa vida?


Vamos analisar o significado da palavra essencial: fundamental, básico, primordial, principal.


Nós somos trino, formados por corpo, alma e espírito, então vamos refletir o que é essencial para cada parte de nós?


1-Corpo: Para termos saúde, é de conhecimento geral que precisamos cuidar da nossa alimentação, fazer atividades físicas, beber a quantidade certa de água e ter uma boa noite de sono. ( post sobre saúde - https://www.nenafonseca.com/post/alimentação-saudável-e-planejamento)


Perguntas para analisarmos:

O que estamos fazendo que não é essencial que está nos prejudicando de alguma forma?


Alimentação inadequada? Estamos sucumbindo a doces, massas em excesso?


A atividade física está ficando para

segundo, terceiro… plano? Deixamos de descansar para ficar no celular ou TV até tarde?


Esse é o momento para fazermos um balanço!


2- Alma: Como é definida:


A alma é uma substância independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele. As almas pertencem ao mundo inteligível ou mundo das ideias (real, eterno, a imaginação, a criatividade, a emoção, o senso estético, a moral, a ética, a virtude etc).


A nossa mente, comanda a nossa alma, então precisamos alimentar a alma com bons pensamentos, leituras que edificam, conviver com pessoas que nos colocam para cima, nos inspiram, nos dão bons exemplos, viver momentos que nos faz sentir alegria, prazer, nutrir-nos com virtudes, ética e deixar a nossa criatividade e senso estético fluir através das diversas manifestações artísticas, contemplação da natureza.

Através da alma as pessoas conhecem a nossa personalidade, gostos, desejos, a nossa inteligência. A alma busca satisfazer ao nosso corpo.


A razão e o conhecimento também fazem parte da nossa alma. A educação sempre foi e continuará sendo essencial na formação humana e para o desenvolvimento de uma coletividade ou nação.

Post sobre pensamentos positivos: https://www.nenafonseca.com/post/pensamentos-positivos


Perguntas para analisarmos:


O equilíbrio entre razão e emoção está acontecendo em sua vida?


Como estamos nutrindo a nossa alma, que tipo de pensamentos, filmes, conversas e pessoas temos colocado em nossas vidas, são frutíferos ou só estão nos prejudicando?

Você tem dado espaço para sua criatividade?


Você tem buscado novos conhecimentos ou se aprimorar em algo?


3-Espírito: Vamos ao significado- Ao passo que o termo hebraico nephesh – traduzido como alma – denota individualidade ou personalidade, o termo hebraico ruach, encontrado no Antigo Testamento, e que aparece traduzido como espírito, refere-se à energizante centelha de vida que é essencial à existência de um indivíduo.


O espírito também é algo imaterial como a alma e muitas vezes há uma confusão entre estas duas partes do nosso ser.


O espírito é a nossa ligação com Deus, Ele fala conosco através de nosso espírito.


Como podemos nutrir o nosso espírito: Através da oração, leitura da Bíblia, ouvir pregações e ensinamentos da Palavra de Deus, ler livros que edificam, louvar e adorar a Deus.

O jejum também é algo que fortalece o nosso espírito, pois para agradar a Deus o espírito tem de comandar o nosso corpo e a nossa alma. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas” (Mateus 6:16–18). Devemos manter o semblante alegre quando jejuamos, e não alardear aos outros que estamos em jejum.


Conclusão:


Os nossos afazeres e responsabilidades do nosso dia a dia, envolvem grande parte do nosso tempo, as pessoas estão sempre muito ocupadas, estressadas, chegando a estafa, muitas vezes sentem a sensação de cansaço extremo, falta de energia e motivação para realizar tarefas diárias como estudar, se relacionar com pessoas e trabalhar. Também é comum falha de memória, insônia, azia, má digestão e palpitações e tantos outros sintomas.


Pare e analise: Eu estou vivendo e essencial para o meu corpo, alma e espírito?


Quando queremos fazer tudo e ter tudo, fazemos concessões que nos afasta do nosso foco essencial.



Você achou que este conteúdo é relevante? Compartilhe, comente, vou gostar muito de saber a sua opinião. Nena Fonseca

bottom of page