top of page

Pensamentos positivos

Atualizado: 18 de jan.


Você está definindo o seu ambiente ou está sendo levado por ele?

Sabe quando você vai a um encontro de profissionais de sua área, ali terá pessoas que possuem interesses semelhantes, sonhos e desejos a alcançar que fazem sentido para você, mas ao conversar com algumas pessoas, você percebe que os seus valores e maneira de pensar são diferentes, isso é completamente normal.


As pessoas geram influências nas outras, a pergunta que eu te faço é, você está perdendo a sua essência, assumindo práticas que antes você não aceitava ou você está influenciando-as com os seus valores cristãos, conforme a vontade de Deus?


“Você é a média das cinco pessoas com as quais passa a maior parte do seu tempo”. Você já ouviu esta frase? Eu sim, concordo, além da minha família procuro selecionar muito bem as pessoas que fazem parte do meu cotidiano.


Além das pessoas o ambiente também possui grande influência naquilo que somos conforme pesquisas.


Algumas características de pessoas que precisamos estar alertas:


Pessoas exageradas- A linha entre a verdade e a mentira é muito tênue, você não saberá se essa pessoa está falando a verdade ou mentira.

Pessoas repetitivas: Querem te convencer de qualquer maneira e sempre voltam ao mesmo assunto.

Generaliza tudo: Se teve um problema em determinada situação, vai sempre achar que vai acontecer de novo, de novo...

Pessimistas: Pensa sempre no lado negativo de tudo.

Adivinhações: Você está falando e a pessoa já imagina onde você irá chegar, antes de terminar e já coloca a sua impressão distorcida no que você está falando.

Colocam palavras em sua boca, acreditam no que passou pela cabeça delas e não no que você falou.

Pessoas que falam muito “deveria ser assim”: Isso são meras idealizações, são pessoas que muitas vezes não tomam iniciativas, não realizam nada e culpam os outros pelo que está acontecendo.

Rotulação: Sabe aquela pessoa que fala mal de todo mundo? Tem rótulo para todos? Quando você virar às costas, saiba que você vai ganhar um também.

Personalização: É um tipo de vitimização, o problema nem foi culpa dela, mas ela já leva tudo para o lado pessoal.


Os pensamentos negativos te perseguem e você tenta fugir deles ou acabam sucumbindo?

A pessoa ansiosa tem medo de que algo ruim no futuro possa acontecer e se sente incapaz de lidar com isso, a briga interna contra o que estiver acontecendo, fará com que os pensamentos fiquem focados no evento negativo.


Permitir que a sua mente fique dominada por esses pensamentos conflituosos, é ficar preso ao que traz desconforto e sofrimento a sua vida. A resistência aumenta a força daquilo a que se resiste.


O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu. Jó 3:25


Já a pessoa exagerada, tudo é muito intenso, ocorrem as distorções de pensamentos que passam a se distanciar da realidade e assim começa a imaginar coisas ruins.


Estes comportamentos estão em todos os lugares: com familiares, amigos, relacionamentos de trabalho e até na igreja.

Como não nos deixar contaminar e de repente nos sentir desanimados e pessimistas?


A palavra tem poder, então use palavras positivas para combater as negativas. Na Palavra de Deus há inúmeras declarações de poder. Vou citar algumas:

  • Somos filhos do Deus Todo Poderoso: Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. João 1:12

  • Nossos pensamentos e palavras são altamente poderosos: Assim como pensa em sua alma, assim você é. Provérbios 23: 7

  • Auxílio e proteção: Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Salmos 33:20

  • O Senhor se alegra em nos abençoar: Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Salmos 37:4

  • Sabedoria: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Salmos 111:10.


bottom of page