top of page

Pensamento crítico reflexivo: Você tem este tipo de pensamento?


Pensamento crítico é uma avaliação voluntária diante de um fato, comentário, experiência ou conteúdo, que usa argumentos para determinar uma resposta diante desse estímulo. Ou seja, o pensar de modo crítico envolve uma observação inicial, seguida por um julgamento diante de um cenário ao qual se depara.


Sabe aquele tipo de pessoas que é levada pelo vento? Se lhe dizem algo, ela acredita sem pestanejar? As Fake News se propagam com facilidade porque há muitas pessoas assim!


Este tipo de pessoa é manobrada, manipulada por pessoas, noticiários e organizações que querem imprimir as suas ideologias, como certas.


O pensamento crítico é fundamental na formação de homens e mulheres mais conscientes, oferecendo suporte para a tomada de decisões equilibradas e assertivas.


Os filhos quando são educados a questionar, avaliar, argumentar antes de tomar uma decisão são mais propensos a dizer NÃO às drogas e outros comportamentos e práticas indesejáveis aos valores da família que são comuns, “normais” na escola, junto aos amigos e grupos que porventura participa.


Não somos meros repetidores de valores impostos pela sociedade, somos agentes transformadores e passamos a nos considerar atuantes no processo de transformação, basta ter coragem e vontade de mudar nossa realidade.


A Palavra de Deus diz: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos. Salmos 139:1-2


Se você é cristão, crê que o Senhor é o Deus da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, crê em Sua Palavras leia com atenção: Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. Coríntios 10:5.


Refletindo sobre este texto: O inimigo quer fazer você acreditar em um monte de mentiras, que o “novo normal” é o certo a ser seguido, que a Bíblia é ultrapassada, porém a Palavra deixa claro que devemos destruir todo argumento e pretensão que se levanta contra o conhecimento do Senhor, que está em Sua Palavra!


Para ter argumentos é necessário conhecimento, ninguém argumenta sobre aquilo que é leigo! Então leia, ouça e pesquise sobre a Palavra de Deus!


Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos. Provérbios 6:16-19


E para que possamos estar livres do que o Senhor odeia e detesta precisamos levarmos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.


Satanás usa os nossos pensamentos, como mostramos o estudo no blog: Pensamentos intrusivos, link abaixo se você ainda não leu, para que o pecado entre em nosso coração, faça morada e contamine todo o nosso ser.


Eu indico o livro Isca de Satanás, o autor John Bevere, expõe um dos laços mais enganosos que satanás utiliza para tirar os cristãos da vontade de Deus – a ofensa.


A maioria das pessoas que é presa pela isca de satanás nem sequer percebe isso.

Não se deixe enganar! A ofensa o alcançará, mas a forma como ela afetará o seu relacionamento com Deus depende de você. A sua reação determinará o seu futuro. Se a ofensa for tratada da forma correta, você se tornará mais forte em vez de se tornar uma pessoa amarga.


Tenha um pensamento crítico e reflexivo, não deixe que nada tire a sua comunhão com o Senhor.




bottom of page